NUTRIÇÃO FUNCIONAL E BIOIMPEDÂNCIA
A Nutrição Funcional tem como principal objetivo restabelecer o organismo pelo equilíbrio dos nutrientes, através do estudo da individualidade bioquímica de cada pessoa, ou seja, permite com que o nutricionista possa prescrever uma dieta mais personalizada, com a inclusão de alimentos que irão promover o bom funcionamento do organismo, corrigindo “falhas” que possam estar atrapalhando a prevenção de doenças. Para isso precisamos conhecer o nosso paciente profundamente, através de uma anamnese completa, desde o nascimento até os dias de hoje.
Durante a consulta, os pacientes respondem a um questionário sobre vários assuntos, por exemplo, como está o funcionamento intestinal, se as unhas estão fracas, apresenta muita queda de cabelo, alteração de humor, tensão pré- menstrual, celulite, ansiedade, estresse, etc.
A partir das respostas, e dos sinais e sintomas apresentados, estes serão relacionados com a carência ou excesso de nutrientes no nosso organismo e reequilibrados através da alimentação, suplementos vitamínicos e probióticos.
A nutrição funcional não se preocupa em contar calorias, e sim com que o paciente esteja ingerindo alimentos de qualidade, buscando promover uma harmonia no funcionamento do organismo, com a ingestão de alimentos considerados protetores, como os antioxidantes, que tem a função de promover o funcionamento adequado do nosso organismo e a recuperação e/ou manutenção das funções vitais.
BIOIMPEDÂNCIA
A Bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Esse exame complementa nossas consultas de nutrição para avaliar os resultados do plano da educação nutricional, por exemplo, e pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.
Este tipo de exame se faz em balanças especiais, como Tanita ou Omron, que têm placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo.
Por isso, além do peso atual, estas balanças também mostram a quantidade de músculo, gordura, água e até as calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física, que são dados introduzidos na balança.
FITOTERAPIA FUNCIONAL
A Fitoterapia Funcional estuda o mecanismo de ação dos fitoterápicos e a aplicação das plantas medicinais, em suas diferentes formas de apresentação na prática clínica. É uma nova linha da fitoterapia que enfoca as plantas em sinergismo com os alimentos, otimizando essa associação na modulação bioquímica do organismo.
Onde Nutrição e Fitoterapia se encontram?
Se a fitoterapia é uma ciência que explora as características naturais de plantas, vegetais e frutas para curar doenças, é fácil de imaginar como a nutrição pode ser considerada parte importante desse processo. A nutrição é a ciência da alimentação, e explora as principais características dos produtos que fazem parte da nossa dieta diária e que ajudam a manter nosso organismo funcionando normalmente. Quando aliada à fitoterapia, a nutrição consegue dividir seus conhecimentos sobre os nutrientes e suas funcionalidades para ajudar no tratamento de várias doenças que podem ser controladas – e até mesmo curadas – com a fitoterapia.
Como posso me beneficiar da união dessas duas ciências?
A união de duas forças naturais como a fitoterapia e a nutrição permite que, cada vez mais, consigamos nos distanciar do uso de produtos químicos, sintéticos e concentrados no controle da nossa saúde, permitindo uma vida mais natural e saudável.